Vila Jardim Tinto 2016 - Santar - Vila Jardim

VILA JARDIM
TINTO 2016

Designação: Denominação de Origem Controlada Dão

Castas: 60% Touriga Nacional, 30% Alfrocheiro e 10% Alicante Boushet

Viticultura Sustentável: Proteção Integrada


GEOLOGIA DO SOLO

São graníticos e de um complexo xisto-mignátitico. São solos permeáveis, profundos e particularmente pobres.

VINDIMAS 2016

Caraterizado por condições de crescimento muito favoráveis à viticultura, originaram uma das melhores vindimas dos últimos anos. Inverno rigoroso, verão quente e seco sem vagas de calor. Ao longo da vindima o tempo permaneceu seco, permitindo uma excelente qualidade da fruta.

VINIFICAÇÃO

As uvas foram vindimadas manualmente, para pequenas caixas de 25 Kg, de acordo com uma seleção criteriosa das melhores uvas na vinha. As uvas foram totalmente desengaçadas para pequenos depósitos inox. A fermentação durou cerca de 15 dias com temperatura controlada e remontagens suaves para uma boa extração de cor e aromas. Após a fermentação malo-láctica, estagiou durante 12 meses em barricas de carvalho francês (80%) e americanas (20%) e loteado de seguida, para equilibrar a fruta varietal e a complexidade do carvalho.Foi engarrafado sem colagem e com filtração em abril de 2018.

NOTAS DE PROVA

Apresenta-se com uma cor rubi intensa. Muito fino e delicado no aroma, prevalecendo as notas de bergamota e frutos vermelhos. Em boca aveludado com notas do estagio em barrica perfeitamente integradas realçando sempre as notas florais das castas a mostrarem as virtudes deste terroir específico que lhe confere grande complexidade e longevidade.

ENÓLOGO

Pedro de Vasconcellos e Souza